SQL Saturday #469 minhas impressões…

Olá pessoal tudo certo?

No post de hoje vou relatar um pouco do evento SQL Saturday que aconteceu no ultimo sábado dia 21/11 em Brasília.

O evento foi um sucesso de publico, organização e qualidade das palestras, assisti a 5 sessões de altíssima qualidade, fora o network que acabamos fazendo.

Na primeira sessão Edvaldo Castro fez um “HandsOn SQL Server AlwaysOn Availability Groups”, demonstrou como montar um AG e quais as melhores praticas tivemos um bom publico na sessão.

Na segunda sessão assisti o Marcelo Adade “SQL SERVER e ORACLE: Semelhanças e Diferenças para o DBA”, nesta sessão ele falou sobre o funcionamento interno do Oracle, fazendo um paralelo com o SQL Server, mostrou algumas vantagens e desvantagens e também sobre a importância de um DBA conhecer mais de uma tecnologia ” – Ser especialista em uma, mas conhecer as outras”, outro ponto foi o que o Oracle tem de recurso que o DBA SQL Server queria ter, e o que o SQL Server tem que o DBA Oracle queria ter.

Tivemos uma pausa para o almoço e diga-se de passagem a comida do restaurante estava muito boa, uma pena não me lembra o nome dele.

Após o almoço tivemos uma terceira sessão dessa vez com o Nilton Pinheiro, mostrando o porque o cara é uma das referencias de HA do Brasil, na sua sessão ele falou sobre “Saindo do Básico: Implementando SQL Server 2014 Failover Cluster com CSV”, a sessão foi muito esclarecedora demonstrando como que funciona o FCI, do SQL Server 2014 com o Cluster Shared Volume, utilizando o protocolo SMB 3.0 e como ele trouxe mais estabilidade ao cluster.

Na quarta sessão foi a vez do Luan Moreno falar sobre “Hekaton v.2 e ColumnStore Index v.3 – Nova Geração de DB’s” nela o Luan mostrou a evolução do Hekaton desde sua criação até as versão 3 e também demonstrou como o ColumnStore melhora consideravelmente o desempenho e custo de uma query.

Na ultima sessão o Ricardo Leka falou sobre “Disponibilidade Parcial e Restauração Online” nela o Leka demonstrou como fazer para recuperar a sua base com o menor downtime possível, mostrando na pratica a importância de ter o seu banco de dados separado em arquivos e em caso de desastre como fazer para recuperar.

No final tivemos o sorteio de brindes, não poderia esquecer de parabenizar todos os palestrantes pelo alto nível das sessões, quem foi tenho certeza que saiu querendo conhecer mais sobre a tecnologia, parabenizar o Luti e a equipe de organização do evento, a Faculdade Projeção e a todos os patrocinadores.

palestrantes_sqlsat469

Já estou me programando para ir no SQL Saturday Joinville #488 inclusive já submeti uma palestra agora é aguarda a seleção.

Bom pessoal por hoje é isso um abraço e até a próxima.

Tiago Neves

2 Comments

Deixe uma resposta