Serviços

As informações é o bem mais valioso de qualquer empresa, e o DBA é o responsável por manter esses os dados íntegros, seguros e disponível. Contudo muitas empresas não dispõe de recursos para manter um DBA Full Time na empresa, diante disso estou oferecendo os meus serviços de consultoria remota, com minha experiência em Banco de Dados SQL Server, poder monitorar, gerenciar e garantir o seu ambiente SQL Server.

Consultoria Remota:

consultoriaO trabalho de consultoria visa operações pontuais contratadas mediante a negociação prévia, em alguns casos por valor hora e outras por projeto.

A análise inicial consiste em um procedimento onde diversos itens são verificados, incluindo o sistema operacional, hardware e conectividade, com a finalidade de certificar que as melhores práticas estão sendo aplicadas corretamente, reduzindo riscos e upgrades desnecessários. De posse de um relatório repleto de recomendações, o corpo gestor é capaz de tomar decisões baseadas em fatos, além aproveitar melhor os recursos disponíveis.

Escopo da consultoria:

Instalação e Configuração:

 install– Efetuamos toda instalação do banco de dados, sempre seguindo as melhores práticas recomendadas pela Microsoft. Além disso, trabalhamos sempre visando parametrizar seus bancos de dados de acordo com suas necessidades e finalidades.

 

Alta disponibilidade:

High-Availability – Projetos voltados para alta disponibilidade do seu ambiente SQL Server utilizando de ferramentas nativas na versão do SQL Server.

 

Análise de desempenho:

desempenho2 – Diagnósticos precisos sobre seu ambiente, relatórios completos com os principais pontos críticos de seu ambiente. Verificamos questões como indexação apropriada, particionamento de dados e índices, recursos mais utilizados, queries mais demoradas, maiores tabelas, TempDB, fragmentação, estatísticas, locks, utilização do cache, processamento, disco, memória, possibilitando a avaliação de quanto do investimento já foi consumido e consequentemente planejar o crescimento do seu ambiente.

Migração de versão:

managedsoftwareupdate A Microsoft costuma atualizar constantemente as versões de seu banco de dados, desta forma torna-se importantíssimo mantermos o SQL Server atualizado. Essas atualizações de versão demandam planejamento e preparo para minimizar o impacto das mesmas. Efetuamos toda migração seguindo um cronograma previamente planejado e executando da maneira menos impactante possível essas operações.

Checklist:

checklist – Elaboramos um checklist diário do seu ambiente, onde você vai ter todas as informações referente a sua instância, como informações sobre espaço em disco das bases, sobre os arquivos MDF e LDF, monitoramento do crescimento das databases, monitoramento dos backups realizados, informações sobre todos os jobs que falharam, acompanhamento de como está a fragmentação dos índices, informações das queries mais demoradas que foram executadas no seu servidor.

Alertas:

alertas – Implementamos alerta via email do seu ambiente, como conexões que estão sendo locadas a cada X minutos, quando uma database está perto de chegar ao seu tamanho máximo, quando uma database ficar indisponível entre outros.

 

Relatórios:

documentacao-de-consultoria – Desenvolvemos toda documentação e inventário dos bancos de dados, criamos todos os documentos necessários para melhoria continua e continuidade do negócio. Entre eles:

  • Documentação Técnica e Inventário;
  • Plano de desastre e recuperação;
  • Política de backup;
  • Política de segurança de Banco de dados

Entre em contato e solicite sua proposta.

Deixe uma resposta