O suporte do SQL Server 2008 chegou ao fim. E agora?

Olá pessoal, tudo certo?

No post de hoje vou falar sobre aquela data tão tão tão distante, que parecia que nunca iria chegar, pois é, ela chegou!!! Estou falando sobre o fim do suporte à família SQL Server 2008 e SQL Server 2008 R2. Se você foi um daqueles que pensou que a data do suporte iria prorrogar, tenho uma péssima notícia para te dar: “O suporte chegou ao fim no dia 09 de Julho de 2019”.

E agora Tiago o que eu posso fazer?

Então a Dica 0 é migre para uma versão mais nova o mais urgente possível, triplique o cuidado com o seu servidor, principalmente se o SO for o Windows Server 2008 ou Windows Server 2008 R2, pois este também teve o seu suporte encerrado.

Você não vai querer correr riscos!!!

Dica 1, migre para uma versão mais nova, se você tiver alguma dificuldade o TeamFabricioLima, pode te auxiliar desde o processo de aquisição de licença, compra de um novo hardware se for necessário, até a planejar e realizar a migração do seu SQL Server para uma versão mais nova.

Então Tiago, a empresa que trabalho ainda está se recuperando da crise e nosso orçamento está bem apertado, não tem uma outra dica para me dar?

Claro, Dica 2 – Você pode começar a pensar em migrar o seu banco de dados para um Azure SQL Database ou um Azure Managed Instance, este inclusive agora está com preços mais acessíveis ao consumidor brasileiro. Lógico que essa migração demandaria um tempo e ajustes de compatibilidade no banco de dados. No post ” Fim do Suporte SQL Server 2008. Você está preparado? ” eu demonstro como a ferramenta DMA ( Data Migration Assistant) pode nos ajudar a encontrar e solucionar as incompatibilidades.

Mas contudo, porém, entretanto, a Microsoft como uma boa mãe, sempre disposta a ajudar os seus clientes que deixam tudo para última hora, anunciou que aqueles clientes que migrarem o seu servidor para a infraestrutura do Azure, criando uma VM do Windows Server 2008 R2 e SQL Server 2008 R2 terão mais 3 anos de suporte. É uma mãe ou não é?

Além desses 3 anos a mais de suporte, a Microsoft liberou você utilizar a modalidade bring-your-own-license (“BYOL”), desde que você se encaixe no programa que pede uma assinatura do Software Assurance ativa, com isso você consegue utilizar a sua licença o que automaticamente ajuda a reduzir o valor da assinatura.

Dica 3 – Se você tem uma licença do SQL Server mais recente e deseja realizar a migração sozinho, segue a lista de posts que fiz no começo do ano com algumas sugestões de migrações que podem te ajudar.

Se você quiser mais informações sobre a solução no Azure da Microsoft, segue os links.

https://techcommunity.microsoft.com/t5/Azure-SQL-Database/Beat-SQL-Server-2008-R2-End-of-Support-by-moving-to-Azure-VM-for/ba-p/745827

https://techcommunity.microsoft.com/t5/SQL-Server/Understanding-SQL-Server-2008-and-2008-R2-end-of-support-options/ba-p/743249

Espero que tenham gostado.

Abraços,

Tiago Neves

Curta a minha página no Facebook.

Deixe uma resposta