SQL Saturday Vitória, um sonho que se tornou realidade

Olá pessoal tudo certo?

No post de hoje vou falar um pouco de como foi o 1º SQL Saturday em Vitória/ES (https://www.sqlsaturday.com/900/EventHome.aspx). Que evento épico!!!

Tudo começou lá em 2017 quando iniciamos o Local Group SQL Server – ES (https://sqlserveres.com.br/), no início não tínhamos a pretensão de realizar um SQL Saturday tão cedo, mas depois de realizar 12 encontros e um SQL Day – ES em 2018, tomamos coragem e solicitamos uma data junto ao PASS (https://www.pass.org/).

Após a aprovação do PASS, ficamos com a seguinte sensação: “E agora, o que foi que a gente arrumou?!?“

Pois é, ficamos com um frio na barriga de como organizar um evento do tamanho de um SQL Saturday, como levantar patrocínios? Será que vamos ter palestrantes suficientes? Todos esses questionamentos passaram em nossas cabeças.

Pois bem, passado algum tempo, em abril, precisamente no dia 24, lançamos o site do SQL Saturday – Vitória e abrimos o CALL For Papers e tivemos 63 palestras submetidas. O primeiro questionamento que tínhamos foi respondido, pois tivemos palestras suficientes (graças a Deus!!!). Depois disso, ficamos preocupados com os patrocinadores. Essa foi a nossa maior dificuldade, pois tivemos patrocínio somente de empresas de amigos que já estão atuando na comunidade. Faltando apenas duas semanas para o evento, nós estávamos contando moedinhas para pagar todo o custo, o alívio financeiro só aconteceu quando a Microsoft Global entrou no circuito e colocou uma grana que deu para cobrir as despesas do evento.

Durante todo o período de preparação ficamos pensando como seria a aceitação do público e a quantidade de pessoas que teríamos no evento. Para nossa surpresa, fechamos as inscrições com 800 pessoas inscritas e no dia do evento tivemos mais de 300 pessoas presentes. O ponto baixo do evento foi a quebra de mais de 50% na relação de inscritos e presentes no evento. Mas gostaria de parabenizar as pessoas que saíram de cidades do interior do ES. Também tivemos pessoas vindo de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Veja a galeria de fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agradecimentos

Não poderia deixar de agradecer a cada um dos patrocinadores, sem a ajuda e o apoio financeiro de vocês o evento não teria saído do papel e esse sonho não teria se tornado realidade.

Então nosso muito obrigado as empresas: Microsoft, Fabricio Lima Soluções em Banco de Dados, Planilheiros, Brazilians Dev, VSSTI e TOTVS .

Nosso muito obrigado as empresas que de alguma forma apoiaram o evento, seja fornecendo brindes ou recursos com valores mais acessíveis.

Mindworks, Angelica Neves Fotografia, Marly Pão de Mel, Apex SQL e Centro Universitário Católica de Vitória.

Nosso muito obrigado a cada um dos palestrantes que saíram de suas casas, arcaram com as despesas de passagem, hotel e alimentação sem ganhar nenhum centavo por isso, apenas o prazer de estar compartilhando o conhecimento e reencontrando os amigos no evento.

Particularmente gostaria de estar destacando três palestrantes que foram acima da média e que literalmente fizeram um grande esforço para estar participando do evento. O Renato Groffe que no caminho do aeroporto teve um acidente de carro e perdeu o voo, mas pagou outro voo para não deixar o evento na mão. O Jucinei Santos que nem estava na lista dos palestrantes, mas dirigiu 1200 KM para estar presente no evento e acabou tendo que tampar um buraco de última hora na grade de palestras. Por fim, o Raul Oliveira, que fez uma verdadeira maratona para vir para o evento, pois saiu de Cuiabá as 03:00 da manhã, voou até Brasília, depois para Salvador e por fim chegou em Vitória. Depois ainda teve que voltar para Brasília no sábado mesmo após o evento.

Agradecer também a toda equipe do Centro Universitário Católica de Vitória, através do Prof. Marcelo Schuster que mobilizou meio mundo na Faculdade para realização do evento. Quero parabenizar também a equipe de marketing, através da Ana Paula e do Vinicius Vacari, que criaram todas as nossas artes de divulgação do evento, as tias da limpeza, pois os banheiros, salas e corredores estavam o tempo todo sendo limpos.

E não poderia deixar de agradecer a Fabiana Lima, ela não foi uma mão na roda, mas foi uma roda na mão, pois se tudo saiu caprichado e tudo foi executado nos detalhes foi graças a ela. Muito obrigado também a todo os meninos(a) do apoio que cuidaram para que tudo no dia saísse conforme o planejado.

Finalizamos o evento com a sensação do dever cumprido! Acompanhando alguns posts nas redes sociais, podemos concluir que o evento foi um sucesso e que já podemos começar a planejar o SQL Saturday Vitória/ES 2020. Se você não conseguiu participar do evento, não fique de fora do próximo, pois será ainda melhor!!!

Bom pessoal por hoje é isso.

Um grande abraço.

Tiago Neves

Curta a minha página no facebook e fique por dentro das novidades do mundo SQL Server.

One Comment

Deixe uma resposta