Falha ao iniciar serviço do SQLServer 2014

Fala pessoal tudo certo?

Hoje vou postar sobre um erro que aconteceu comigo ontem (18/05), bom estou montando um ambiente de homologação do SQLServer 2014 na empresa em que trabalho, depois de fazer toda a instalação, importação dos usuários, configuração dos linkedserver’s, importação dos job’s e restore de quase 2TB de dados, a sessão que em que estava executando o restore travou, tentei dar um kill na sessão, mas ficou em rollback, pensei como é um ambiente de homologação e não tem ninguém homologando ainda vou reiniciar a instância para ver se resolve, ai aconteceu o problema que se fosse em produção deixaria qualquer um com o coração na mão.

Após reiniciar o serviço do SQLSever, a instancia não iniciava mais, olhei no event viewer e tinha apenas o registro do erro “Error 32(The process cannot access the file because it is being used by another process.) occurred while opening file ‘C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL12.SQL2014\MSSQL\DATA\master.mdf’ to obtain configuration information at startup. An invalid startup option might have caused the error. Verify your startup options, and correct or remove them if necessary. ”.

Capture

Ao fazer algumas buscas em Fóruns, alguns falavam que a base Master poderia ter corrompido e sugeria o restore da Master, desespero total, ia perder algumas horas de trabalho, fora o retrabalho de fazer a instalação do SQLServer, procurei o processo que poderia estar utilizando a Master, mas não identifiquei nenhum processo, quando estava já considerando a instância perdida, pensei vou dar um boot no servidor para ver se resolve. Dei o boot e graças a Deus resolveu, não sei o que ocasionou o problema, mas um boot solucionou.

Fica a lição faça um backup das bases de sistemas sempre, mesmo sendo servidor de homologação, pois na pior das hipóteses seria necessário apenas fazer o restore da Master, e não perder a instância toda.

Se alguém já passou por esse problema e achou outra solução por favor compartilhe.

Deixe uma resposta