Como criar uma VM com o SQL Server 2017 no Azure

Olá pessoal tudo certo?

No post de hoje vou demonstrar como criar uma Maquina Virtual (VM) com o SQL Server 2017 no Azure.

Conforme falamos no último post, o SQL Server 2017 é compatível com o Windows Server e Linux. Quando vamos criar uma VM no Azure podemos escolher qual plataforma vamos utilizar.

Para utilizar qualquer serviço no Azure, primeiro é necessário criar uma conta, se você já tiver uma conta basta fazer login no portal.

Criando uma conta no Azure

Para utilizar qualquer serviço no Azure, primeiro é necessário criar uma conta. Se você já possui uma, basta fazer o login no portal. O Azure está oferecendo R$ 670,00 de crédito para você começar a testar. Para criar a conta você deve acessar o site https://azure.microsoft.com/pt-br/

Depois você deve escolher se vai comprar ou fazer uso da opção de teste gratuita.

Agora você deve fornecer os seus dados pessoais. Para criar a conta você deve possuir um cartão de crédito válido.

Configurando a VM com o Windows Server

Depois de criar a conta, o próximo passo é associar a sua conta ao serviço de “Virtual Machine” (VM). Para isso, precisamos fazer login na Central de Gerenciamento, através do Portal Azure.

Devemos clicar em “Create Virtual Machines” e logo depois escolher o tipo da VM. Nesse caso, vamos criar uma VM com o SQL Server 2017.

Após selecionar o SQL Server 2017, irá abrir um painel na lateral que terá informações sobre a VM. Nesse caso, temos uma Virtual Machine configurada com o Windows Server 2016 e o SQL Server 2017. Também devemos selecionar o tipo de deployment como “Resource Manager“ para que você possa personalizar a VM de acordo com a sua necessidade.

Configurando a Virtual Machine

Agora vamos configurar a nossa Maquina Virtual. Lembrando que a forma que você configurar vai influenciar diretamente no valor final. Como EU (Tiago Neves), sou um pobre DBA e tenho somente R$ 90,00 de crédito, vou montar uma VM bem fraquinha.

Primeiro vamos realizar a configuração básica, onde vamos dar um nome a nossa Maquina Virtual, selecionar o tipo de disco, criar um usuário e configurar a senha.

Realizamos a configuração básica. Estou criando uma Maquina Virtual com as seguintes configurações:

Nome: VMSQLDB;

Disco: Vamos utilizar um disco normal (HDD);

Usuário: tiago.neves;

Password: ******

Subscription: Selecionei a minha subscrição do Visual Studio Dev Essentials;

Resource Group: Criei um novo recurso com o nome SQLServer;

Location: O local onde a Maquina Virtual ficará hospedada, no caso selecionei “Leste dos EUA”.

Agora vamos realizar as configurações básicas da nossa instância SQL Server, como por exemplo o tipo de conectividade (Local, Privada ou Publica). Também podemos automatizar os nossos backups e alterar outras configurações.

Agora vamos realizar as configurações básicas da nossa instância SQL Server, como por exemplo o tipo de conectividade (Local, Privada ou Publica), também podemos automatizar os nossos backups entre outras configurações.

Para configurar o backup automatizado é necessário criar uma storage account. (Não vou criar o storage account por falta de crédito, mas você pode verificar como criar a conta no post “Fazendo um backup database On-Premises no Azure“)

Agora é apresentado um resumo da configuração da maquina virtual e o seu custo por hora operando.

Agora é aguardar a entrega na maquina virtual. Quando estiver concluído você receberá uma notificação.

Concluído o deploy da nossa maquina virtual, ela já vai estar disponível para acesso no painel de gerenciamento do Azure.

Para obter informações da maquina virtual, basta clicar sobre ela e será exibido informações e alguns gráficos de desempenho.

Para acessar a maquina virtual podemos acessa-la via RDP.

Podemos conectar na instância através do próprio servidor, que já vem com o Management Studio instalado.

Ou então podemos acessar a instância remotamente pelo Management Studio. Para facilitar podemos criar um DNS. No Painel administrativo da VM tem uma guia “DNS name“.

Basta criar um nome para o DNS e publicar.

Com o DNS criado, agora podemos conectar utilizando o Management Studio.

Para manter a segurança, é recomendado fazer a configuração do Firewall.

Bom pessoal, como podemos ver o processo de criar uma maquina virtual com o SQL Server 2017 no Azure é extremamente simples, precisamos apenas nos atentar a configuração, pois isso irá influenciar diretamente no custo.

Referências:

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/virtual-machines/windows/sql/virtual-machines-windows-portal-sql-server-provision

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/virtual-machines/windows/sqlclassic/virtual-machines-windows-classic-sql-connect

Por hoje é isso, se você tiver alguma duvida, deixe o seu comentário.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Tiago Neves

Deixe uma resposta