Atualizando o Windows Server de um Cluster SQL Server

Olá pessoal tudo certo?

No post de hoje vou comentar e demonstrar uma migração de sistema operacional de um Cluster SQL Server que fiz essa semana.

Cenário:

Na empresa que trabalho tem um cluster SQL Server ativo/passivo, nele tem 10 instâncias SQL Server 2008 R2 instaladas e os servidores eram Windows Server 2008 R2.

Como iniciamos o processo de upgrade do SQL Server 2008 R2 para o SQL Server 2014, o time de gerencia de servidores pediu para atualizar os SO dos servidores que logo. Então partimos da primícia de atualizar primeiro os SO do servidores para Windows Server 2012 R2, para depois migrar para o SQL Server 2014.

Diante do cenário surgiu um “problema” como migrar os SO causando o menor impacto possível sem fazer a atualização in-place?

Diante desse cenário encontrei uma solução que achei a mais viável, removemos o nó passivo do cluster e fizemos a instalação do Windows Server 2012 e depois criamos um novo cluster com apenas 1 nó, e reinstalamos as instâncias.

Para ter o menor impacto e downtime durante a migração do SO, fiz a instalação das instâncias Cluster SQL novo, mantendo as mesmas configurações, estrutura de diretórios, e nome de recursos porem adicionando o um diferenciador no nome ex: SQLServer1_New. Depois de instalado movia as LUNs dos binários e dados estavam no cluster antigo para o novo, alterava a unidade dos diretórios, IP e nome dos recursos, para o que estava no cluster antigo, depois era apenas iniciar o serviço.

Um ponto de atenção é manter a mesmas versão do SQL Server que estava instalado no cluster antigo.

Depois de todas as instâncias migradas para o cluster novo, destruímos o cluster antigo, formatamos e instalamos o Windows Server 2012 R2 e adicionamos ele como segundo nó no cluster novo.

Com essa estratégia conseguimos fazer a migração com o menor downtime possível praticamente de minutos, porem o risco era se quando eu removi o nó passivo do cluster antigo, acontecesse algum problema, não teria alta disponibilidade dos ambientes, foi um risco que escolhemos correr, pelo fato do ambiente não ser extremamente critico.

Windows_Cluster_Single_NodeCluster configurado com apenas um nó.

Windows_Cluster_Single_RolesAs roles (instâncias) foram instaladas

Windows_Cluster_Single_ChangeLetterAlterar a unidade da lun, para que a que estava no cluster antigo

Windows_Cluster_Single_NodeAlterNameNetworkResouceAlterar o nome do recurso no DNS

Windows_Cluster_Single_NodeIPResouceAlterar o IP para o mesmo que estava no cluster antigo

Windows_Cluster_NodesApós a migração, foi formatado o segundo nó e adicionado ao cluster

Windows_Cluster_Single_Node_sqlNós que formam o cluster, na qual a instância pertence.

Lembrando que antes de fazer todas as ações, fiz backup do ambiente, se por algum acaso algo desse errado eu teria como fazer um rollback.

Bom pessoal, é isso, esse é um caminho que você pode seguir se precisar fazer uma migração de sistema operacional de um ambiente SQL Server em cluster.

Se ficou algo não claro estou a disposição para duvidas e sugestões.

Abraços,

Tiago Neves

Deixe uma resposta